VOST: O que é?

ORIGEM

A VOST teve a sua origem nos Estados Unidos, e nasceu de um esforço para tirar o maior partido possível das novas tecnologias de comunicação, e redes sociais, em caso de emergências, fenómenos meteorológicos adversos, ou catástrofes naturais. 

ORGANIZAÇÃO

Cada equipa VOST tem um líder que reporta directamente à entidade/organização competente. À medida que vão sendo criadas outras VOST um grupo (VOSG) pode ser criado para manter o controlo e a uma organização mais próxima. O VOSG tem um supervisor de grupo que reporta directamente às organizações/entidades sobre a sua jurisdição, e os líderes das equipas reportam a este supervisor de grupo.

VOST EU

A VOST Europa é um VOSG a nível europeu e a entidade que supervisiona todas as equipas VOST europeias, bem como a entidade responsável por activar equipas de vários países quando assim é necessário e gerir a sua coordenação. O seu papel é o de também amplificar as mensagens das equipas nacionais e locais, criar novas equipas, parar rumores, coordenar com outras VOSG quando necessário a alocação de recursos, e negociar com as entidades nacionais a participação das VOST em situações de crise.

A VOST Europa coordena neste momento a VOST Spain, VISOV1 (França), VOST UK, VOST Bélgica , VOST Itália, VOST Alemanha, VOST Portugal

VOST PT

No dia 17 de Outubro de 2018, a VOST Portugal foi convidada a pertencer à VOST Europa, e duas semanas tornou-se parte integrante da VOSG Alliance, devido ao nosso trabalho durante o furacão Leslie.

VOST: O que é?
Scroll to top