Avisos Meteorológicos

Já todos estamos habituados aos avisos meteorológicos: amarelo, laranja, e vermelho. Estes avisos, e nunca alertas, apenas podem ser emitidos pelo Instituto Português do Mar e da Atmosfera (mesmo que o teu primo seja um excelente meteorologista amador). Estes avisos obedecem a uma série de critérios. Vamos lá!

Critérios?

Sim, para que todos possamos falar a mesma língua, ou seja, que todas as entidades que colaboram de algum modo com o IPMA, consigam perceber como e porquê o aviso é amarelo e não vermelho. O mesmo é válido para todos nós, e tudo isto depende de escalas usadas para verificar o nível de perigosidade que irá fixar o aviso em amarelo, laranja ou vermelho, sendo que verde é a inexistência de qualquer aviso, ou seja, a não existência de qualquer situação meteorológica que coloque em risco, pessoas e bens.

O IPMA emite avisos meteorológicos para vento, precipitação, queda de neve, trovoada, frio, calor, nevoeiro persistente e agitação marítima. Nós, na VOST Portugal, usamos os emojis para descrever a série de acontecimento meteorológicos que podem ter lugar no nosso país.
 

🍃         🌧️    ❄️        ⛈️    🌫️     🥶        🌞      🌊

 

Usamos algumas hashtags como #AiQueFrio ou #AiQueCalor, e já devem ter visto a hashtag #FMA_NomeDePessoa, que usamos para quando uma tempestade é nomeada, onde FMA, é o acrónimo para Fenómeno Meteorológico Adverso.

Porque são lançados Avisos?

Os Avisos Meteorológicos são lançados pelo IPMA, quando se percebe que uma situação meteorológico, pode gerar risco, e causar danos e/ou prejuízos, estando dependente da sua intensidade. 

Assim, como primeiro aviso meteorológico numa escala de três, temos o #AvisoAmarelo que significa que existe uma situação de risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica, pelo que é necessário acompanhar a evolução das condições meteorológicas.

Como segundo aviso, o #AvisoLaranja significa que existe uma situação meteorológica de risco moderado a elevado. Pede-se a todos que se mantenham ao corrente da evolução das condições meteorológicas, e que se sigam as recomendações da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC), que, normalmente, emite um aviso à população.

No terceiro nível de aviso, temos o #AvisoVermelho isto significa que existe uma situação meteorológica de risco extremo, ou o equivalente do céu cair em cima da cabeça dos gauleses. A poção mágica nestas situações é seguir à risca todas as instruções das autoridades competentes!

Mas subsiste a questão! “Isto é tudo muito bonito, mas amarelo, vermelho, e laranja, não me dizem nada sobre o que vai realmente acontecer em termos de tempo, não é?” Ainda bem que perguntam isso, porque vamos passar a explicar

Parâmetros Meteorológicos

Para cada tipo de aviso existem parâmetros definidos pelo IPMA, para cada situação meteorológica, que determinam que tipo de aviso é emitido. Estes parâmetros são específicos para o nosso país, e outros países têm parâmetros diferentes (a nós também nos faz confusão).

VENTO 🍃

Para #Vento os critérios do IPMA, são determinados pela rajada máxima de vento prevista em km/h:

#AvisoAmarelo: 70 a 90 km/h

#AvisoLaranja: 91 a 130 km/h

#AvisoVermelho: mais de 130 km/h

Nas terras altas os intervalos são de 90 a 110 km/h, 111 a 130 km/h, e mais de 130 km/h, respetivamente.

CHUVA 🌧️

No que diz respeito a #Chuva os critérios do IPMA, são definidos por quantos milímetros por hora se espera que chova. 

#AvisoAmarelo: 10 a 20 mm/h 

#AvisoLaranja: 21 a 40 mm/h 

#AvisoVermelho:mais de 40mm/h 

Nota: 1 mm = 1 litro /m2 = 1 kg de água / m2 (aproximadamente).

Mas no que diz respeito a #Chuva não nos ficamos por aqui. O IPMA também emite avisos, se no espaço de 6h, choverem as seguintes quantidades: 

#AvisoAmarelo: 30 a 40 mm/6h 

#AvisoLaranja: 41 a 60 mm/6h 

#AvisoVermelho:mais de 60 mm/6h 

E de chuva estamos falados!

NEVE ❄️

Os avisos sobre #Neve medem-se em centímetros de neve acumulada, e pela altura geográfica da região afetada, abaixo dos 1000 metros de altura:

#AvisoAmarelo: 1 a 5 cm 

#AvisoLaranja: 6 a 15 cm 

#AvisoVermelho:acima dos 15 cm

Entre os 1000 e os 1600 metros de altura:

#AvisoAmarelo: 1 a 10 cm

#AvisoLaranja: 11 a 30 cm

#AvisoVermelho:acima dos 30 cm

Acima dos 1600 metros de altura:

#AvisoAmarelo: 1 a 25 cm

#AvisoLaranja: 26 a 50 cm

#AvisoVermelho:acima dos 50 cm

TROVOADA ⛈️   ​

No que diz respeito a #Trovoada os critérios para emissão de aviso são simples de compreender:

#AvisoAmarelo: Frequentes e dispersas.

#AvisoLaranja: Frequentes e concentradas.

#AvisoVermelho:Muito Frequentes e excessivamente concentradas

NEVOEIRO 🌫️  

Talvez não saibam mas os avisos para #Nevoeiro têm por critério a duração deste fenómeno meteorológico e o parâmetro usado é a visibilidade:

#AvisoAmarelo: Duração menor ou igual a 48h

#AvisoLaranja: Entre as 48h e as 72h de duração

#AvisoVermelho:Mais de 96h de duração

#AiQueCalor 🌞 & #AiQueFrio 🥶

Sobre os avisos de #AiQueCalor e #AiQueFrio os avisos são emitidos seguindo um critério de duração. Isto quer dizer que o aviso só é emitido se um determinada temperatura se mantiver mais do que 48h, e varia por distrito, e deverão seguir, no caso de situação de Frio ou Calor, as orientações da Direção Geral de Saúde (DGS).

Como podes observar na tabela, é por esta razão que por vezes está a mesma temperatura média – por exemplo 33ºC – no distrito da #Guarda e no distrito de #Beja, mas só a #Guarda é que estará sob #AvisoAmarelo. Em #Beja está ainda “fresquinho”. 😀

AGITAÇÃO MARÍTIMA 🌊

Relativamente a #AgitaçãoMarítima. O critério aqui é a altura das ondas e estes são os parâmetros:

Costa Ocidental:

#AvisoAmarelo: 4 a 5 metros

#AvisoLaranja: 5 a 7 metros

#AvisoVermelho: > 7 metros

Costa Sul: 2m a 3m, 3m a 5m, e maior que 5m com ondulação de Sueste, respectivamente.

Alto e pára o baile!!!” exclamam vocês! “Mas isso quer dizer que no canhão da Nazaré devia estar quase sempre #AvisoVermelho!” Se o os avisos fossem emitidos a nível de concelho, muito provavelmente sim, mas a Nazaré é muito especial. 😉

AÇORES & MADEIRA

Por último os parâmetros para os arquipélagos da Madeira e dos Açores são também distintos daqueles usados para o continente como podes ver nas imagens.

#AÇORES

#MADEIRA

Esperamos que esta thread tenha servido para perceberes melhor o que significa cada aviso, com que critérios são emitidos os mesmos, e o que podes esperar quando lês que o teu distrito está com um determinado aviso devido a #Chuva, #AiQueCalor, ou outros. Dúvidas? É só perguntar!

Avisos Meteorológicos

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Scroll to top